CMRR apresenta panorama da coleta seletiva na América Latina, no Brasil e em Minas Gerais

16/06/2011 17:03

 

O II Encontro Estadual de Catadores, realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos(CMRR), entre os dias 15 e 17 de junho é um espaço de discussão e compartilhamento de conhecimentos sobre a catação e coleta seletiva. Interagindo com essa temática foi apresentado, no segundo dia do evento, um panorama com ações de destaque no Peru, no Brasil, em Minas Gerais e na cidade de Araxá.

 

https://lh5.googleusercontent.com/-jYIYEl8o0fU/TfuwjTms96I/AAAAAAAACZU/Heh7xbordBk/s640/DSC07289.jpgEntre 2001 e 2010 houve uma melhoria no quadro da disposição dos aterros e lixões de Minas Gerais. O assessor do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Dell’Isola, apresentou o projeto da Central de Negócios com Recicláveis que, já no momento de sua implantação, trabalhará com mais de mil associados, integrantes de 49 associações pertencentes a 4 redes. Em Araxá, foi criado um grupo gestor, formados três grupos de trabalho, que acompanharam e fiscalizaram todo o processo da implantação da coleta seletiva na cidade.

 

No Brasil, o panorama foi apresentado pelo Superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley. Ele ressalta que é necessário definir o que efetivamente se espera alcançar com a coleta seletiva. “Os setores públicos precisam atuar nesse processo. As prefeituras, principalmente, devem integrar seu trabalho ao que é feito pelos catadores organizados”, alerta.

 

A gerente corporativa de educação do Consejo Latino Americano de Investigación para La Paz, Paloma Roldán Ruiz, apresentou as características da catação no Peru e apontou que todas as prefeituras têm a responsabilidade de desenvolver um trabalho conjunto com as quase 110 mil famílias de catadores do país. “Necessitamos de mudanças políticas, sociais, econômicas, de saúde e educacionais”, aponta. O presidente da Associación Ecologica Villa Del Mar, Jorge Berrios, acrescenta que a próxima meta é alcançar a formalização de todos os catadores de recicláveis.

 

Último Dia 

 

https://lh5.googleusercontent.com/-SaPjvMF_vew/TfudFiEDY-I/AAAAAAAACXw/YXyTGyJ_h4g/s640/DSC07216.jpgPara encerrar o Encontro duas atividades estão programadas para sexta-feira (17). A parte da manhã será marcada pela realização de uma plenária para consolidação dos diferentes olhares e práticas a respeito da coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis. Após o almoço haverá o lançamento da publicação/pesquisa “Cartografia Socio-Ambiental do sistema de Coleta Seletiva”.

 

Cartografia Socio-Ambiental do sistema de Coleta Seletiva

 

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) apresentam os resultados de uma pesquisa inédita sobre os catadores de materiais recicláveis e a percepção da população sobre a coleta seletiva.

 

Intitulada “Cartografia SocioAmbiental do Sistema de Coleta Seletiva”, a pesquisa foi aplicada em 212 municípios de pequeno, médio e grande portes, das 66 microrregiões de Minas Gerais. Na amostra, foram ouvidos 374 catadores de materiais recicláveis, 69 associações ou cooperativas de

catadores, 212 agentes públicos municipais e 1.778 cidadãos comuns.

 

O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma cartografia socioambiental a partir da análise do gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo a existência e participação de catadores de materiais recicláveis. Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do trabalho de campo foi a inclusão de mobilizadores sociais e dos próprios catadores na equipe de pesquisadores.

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200