Começou o II Encontro Estadual de Catadores em Minas Gerais

15/06/2011 16:23

De 15 a 17 de junho o CMRR recebe diversos atores sociais para o “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores”, uma parceria do Governo de Minas, por meio da Feam e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

 

https://lh4.googleusercontent.com/-SfBR0N0itSU/Tfj3xObr2fI/AAAAAAAACXI/wKyEMcVTwXs/s640/DSC07168.jpgO II Encontro Estadual de Catadores começou nesta quarta-feira (15) e tem como foco de trabalho a Coleta Seletiva e a Inclusão Social dos Catadores. Durante três dias o tema será trabalhado em painéis e debates envolvendo catadores, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), iniciativa privada e poderes públicos Federal, Estadual e Municipais. O objetivo e discutir a participação dos trabalhadores da catação de recicláveis de forma inclusiva por meio da implementação da coleta seletiva no Estado.

 

O primeiro dia do Encontro teve a abertura com diversas presenças importantes na construção da inclusão buscada pelos catadores e pelo poder público estadual, que apóia a luta desses trabalhadores, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) ligados à questão da gestão de resíduos e do próprio Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) que é palco para o evento.

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, ressaltou a importância da discussão da logística reversa e da inclusão social dos catadores. “Em Minas temos trabalhado arduamente para erradicação dos lixões e para implantação de disposições adequadas para os resíduos”, concluiu o secretário. Dados da Feam, referentes ao ano de 2010, mostram que mais de 50% da população tem acesso a sistemas de disposição final de resíduos sólidos, quase três vezes mais que a realidade em 2003.

 

A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, ressaltou a importância do CMRR que é desenvolvido em parceria com o Servas, como uma expressão da busca por um futuro mais sustentável. “Este espaço é uma busca para uma nova visão de mundo. Precisamos rever nossos padrões de consumo”, explica a presidente. Andrea destacou ainda o trabalho do Servas na busca por parcerias para implantação da coleta seletiva em Minas.

 

https://lh5.googleusercontent.com/-iPEeJikWQFM/Tfj3xKng46I/AAAAAAAACXM/uQhq4MxBzGw/s640/DSC07189.jpgRepresentado o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Madalena Duarte, falou da satisfação em mais uma oportunidade para se discutir e buscar caminhos para inclusão social dos catadores. “Nosso movimento completa 10 anos em 2011 e graças às diversas parcerias já conseguimos avançar e alcançar conquistas políticas que melhoram nossas condições de trabalho”, destaca Madalena que chama atenção ainda para o desafio da incineração de resíduos como alternativa de geração de energia.

 

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, abordou o significado ambiental do trabalho dos catadores de recicláveis, segundo ele “o trabalho de catação representa uma poupança de recursos naturais, o que confere ainda um valor econômico significativo a esta atividade” conclui Ribeiro. Cada tonelada de material reaproveitado gera cerca de 100 reais de economia para o poder público de acordo com a apresentação do presidente da Feam.

 

Painel I

 

Para introduzir os assuntos que serão trabalhados durante o Encontro foram feitas três pequenas apresentações, uma sobre logística reversa: Na ótica das empresas fabricantes das embalagens de latas de alumínio, realizada pelo diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Alta Reciclabilidade (Abralatas), Renault Castro.

 

Castro ressaltou que desde 2009 o Brasil possui uma taxa de reciclagens de latas de bebidas entorno de 98% o que garante ao país a liderança mundial em reciclagem de latas de alumínio. “Este resultado é creditado em grande parte ao trabalho dos catadores”, concluiu Castro.

 

A segunda apresentação foi da Secretaria Estadual de Saúde, feita pelo gerente do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, Rodrigo Queiroga. Em sua fala o gerente classificou os catadores como agentes de saúde, haja vista a contribuição desse tipo de atividade na retirada de possíveis criadouros do transmissor da doença, que no último ano atingiu 260 mil pessoas em Minas.

 

Finalizando as apresentações, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) dos órgãos federais, Coleta Seletiva Solidária: Novos Olhares, Alcione Aguiar Souza. Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a implantação da coleta seletiva nos órgãos da União.

 

Plenárias Temáticas

 

A tarde foi reservada para três plenárias referentes aos temas introduzidos no primeiro painel. Os cerca de 500 participantes se dividiram em três grupos.

 

Um grupo assistiu ao ciclo de debates realizado pela Abralatas, com assuntos os seguintes temas: comunicação; a Política Nacional de Resíduos Sólidos – a visão do setor privado, pelo presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Victor Bicca;  A logística reversa da lata de alumínio para bebidas e o papel do catador de materiais recicláveis, pelo diretor de Operações da Aleris e Coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Hênio de Nicola e Estratégias de Combate à Exploração do Trabalho Infantil na Coleta de Lixo, pela procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret de Matos de Carvalho.

 

A Proposta de integração com o Programa Estadual de Combate à Dengue da SES em interface com as associações de catadores de materiais recicláveis foi tema do segundo grupo.

 

O terceiro grupo se aprofundou na proposta do Grupo de Trabalho dos órgãos federais Coleta Seletiva Solidária: novos olhares em interface com as associações de catadores de materiais recicláveis, introduzida no painel da manhã.

 

II Encontro Estadual de Catadores de Minas Gerais

 

O segundo dia do Encontro terá a apresentação da Gerente Corporativa de Educacion, Membro CLAIP e Consejo Latino Americano de Investigacion para La Paz, Paloma Roldán Ruiz, que fará um panorama da coleta seletiva na América Latina. O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley, participa deste segundo dia com a apresentação do panorama no Brasil e Minas Gerais terá seu panorama apresentado por representantes do CMRR e da Prefeitura de Araxá.

 

Em seguida o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, fará a apresentação do Plano Estadual de Coleta Seletiva.

 

A parte da tarde será reservada para mais três plenárias específicas, uma para técnicos do poder público, outra para técnicos de ONGs e uma para representantes do Movimento Social dos Catadores.

 

CMRR

 

Inaugurado em junho de 2007, O CMRR é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O objetivo é ser um espaço de excelência na formação em gestão de resíduos auxiliando a população com projetos e parcerias visando sempre a melhoria da qualidade ambiental.

 

Serviço

II Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores. De 15 a 17 de junho de 2011, das 9h às 17h.
Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Rua Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cmrr@cmrr.com.br. Informações pelo telefone (31) 3465-1212.

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200