Cozinha Experimental no Planeta Brasil

29/11/2011 15:21

No último sábado, 26 de novembro, aconteceu em Belo Horizonte o Planeta Brasil, que este ano, foi uma das ações inscritas na Semana Mineira de Redução de Resíduos e celebrou o encerramento da Semana. A Cozinha Experimental do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) promoveu uma degustação no camarote do evento.



O CMRR é um projeto do Governo de Minas gerido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Serviço Social (Servas) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Criado em 2007 para trabalhar alternativas na gestão de resíduos no Estado o Centro trabalha com diversos temas, um deles o aproveitamento integral de alimentos desenvolvido pela Cozinha Experimental, sob o comando da nutricionista Fernanda Redig.
 

“Referencial na orientação sobre consumo consciente e redução do desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos, a Cozinha Experimental atua como irradiadora de informações e multiplicadora de ações que envolvam adoção de melhores práticas para a gestão dos resíduos orgânicos,  e estimula a mudança de comportamento e os hábitos alimentares”, explica a nutricionista.
 

O projeto promove várias atividades como oficinas, eventos e cursos, destinados aos mais variados públicos. Não esquecendo é claro, do caráter social presente em todas as suas propostas.
 

A designer de jóias, Tatiana Drumond, provou e gostou do cookie elaborado com semente de abóbora, “É muito bom e ainda por cima nutritivo. Surpreendente”, destacou Tatiana.

Melina Trindade que trabalhou na degustação explicou que “algumas pessoas resistem quando falamos em aproveitamento integral e uso de sementes, mas 90% delas se surpreende e pedem bis”, destacou a promotora.
 

Para quem não experimentou, segue a receita:



Cookies com semente de abóbora
 

Ingredientes: 2 ovos; 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de semente de abóbora; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 ½  xícara (chá) de açúcar cristal; 1 colher (sopa)d e essência de baunilha; 2 xícaras (chá) de manteiga; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de chocolate em gotas;



Modo de preparo: Em uma forma, coloque as sementes da abóbora e leve ao forno por 20 a 30 minutos até dourar. Leve as sementes torradas para o liquidificador e triture até virar uma farinha. Reserve. Na batedeira misture a manteiga com o açúcar cristal ate obter um creme leve, adicione um ovo de cada vez e bata novamente. Adicione o açúcar mascavo, a farinha da semente de abobora e a farinha de trigo, bater até a massa se tornar homogênea. Adicione a essência de baunilha, o fermento e as gotas de chocolate, misture até incorporar a massa. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque 1 colher (sopa) da massa (cerca de 50 g) para cada biscoitinho e leve para assar a 180°C por mais ou menos 25 min. Após assar, deixar esfriar em temperatura ambiente.
 

O contato da Cozinha Experimental é (31) 3465-1206.

Fonte: Minas Menos Resíduos

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200