Encontro debate coleta seletiva e inclusão social de catadores

14/06/2011 10:11

Abertura do evento será nesta quarta-feira, às 9h, com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, e demais autoridades.

 

Entre os dias 15 e 17 de junho, quarta a sexta-feira, catadores de materiais recicláveis, representantes do poder público, de ONGs e da iniciativa privada e pesquisadores estarão reunidos no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) para avaliar e debater a coleta gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais. É o “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores”, parceria do Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente, e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

 

O evento tem como objetivo levantar os cenários sobre a conjuntura atual da coleta seletiva em Minas Gerais, além de promover maior interface dos órgãos governamentais e da sociedade civil no apoio aos catadores. A iniciativa privada também participa do evento, por meio da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), que realiza no evento um ciclo de debates com o tema “A erradicação da pobreza na economia verde”.

 

“Esse encontro é importante para entendermos a real situação da coleta seletiva em Minas Gerais e mostrar que a sustentabilidade desse trabalho só é possível a partir de um pacto federativo entre União, Estado e Municípios”, afirma o diretor do CMRR e integrante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.

 

Além dos debates, em uma tenda montada na área externa do CMRR, os participantes terão a oportunidade de conhecer as novidades em equipamentos para a reciclagem, como prensa, esteira, balança, triturador de vidro, empilhadeira mecânica e até um carrinho a motor desenvolvido para facilitar o trabalho dos catadores. A exposição dos equipamentos estará organizada de acordo com o processo industrial de coleta seletiva – desde a chegada do caminhão de lixo, a separação dos materiais, até a saída dos resíduos para a venda na indústria.   

 

Serviço:

 

2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Sócio Produtiva dos Catadores

15 a 17 de junho de 2011, das 9h às 17h

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - Rua Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte

Inscrições gratuitas pelo e-mail cmrr@cmrr.com.br

Informações para o público: (31) 3465-1212 / 3465-1202

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200