Festival Planeta Brasil leva mais de 2 mil crianças ao CMRR

21/10/2011 18:44

 

Não é raro encontrar grupos de estudantes mirins visitando o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Afinal, o programa Portas Abertas constantemente recebe alunos interessados em saber mais sobre as boas práticas ecológicas. Mas entre os dias 17 e 21 deste mês, o recorde crianças participando das atividades do CMRR foi batido. Numa parceria com Festival Planeta Brasil, o evento Planeta Cidadania reuniu no Centro Mineiro mais de 2 mil crianças estudantes de escolas públicas da capital e região metropolitana.
 

Os monitores especializados do CMRR conduziram 24 oficinas de reaproveitamento de resíduos durante os dias do festival. Os jovens participantes aprenderam a fabricar papel reciclado, puff com garrafas pet e caixinha de presente com embalagens tetra pak. Além disso, também assistiram apresentações de teatro, que ficaram por conta da Cia. Namarra Cultural.
 

As crianças, com idade média entre 6 e 9 anos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto questões ligadas à sustentabilidade, se sentido mais encorajadas a defender a causa em suas vidas. O pequeno Ryan, de 6 anos, participou da oficina de papel reciclado. ”Durante a oficina, além de aprender a fazer papel reciclado, aprendi que não podemos jogar lixo no chão. Não vou deixar ninguém jogar fora da lixeira”, defende.
 

Beatriz, de 8 anos, aprendeu a fazer caixinha de presente com embalagens usadas. ”Agora vou pensar antes de jogar as embalagens fora, porque podemos reaproveitar muitas coisas que já usamos. A caixinha que eu fiz vai servir para guardar meus brincos”, comemora.
 

O encerramento das atividades aconteceu no dia 21 de outubro, sexta-feira, reunindo de uma só vez todas as turmas presentes ao longo da semana. Por isso, as atividades foram diferenciadas.
 

O estacionamento do CMRR recebeu um palco especial, onde os mágicos Pedro Guadalupe e Bill Morélix surpreenderam a criançada com seus truques. O som do grupo de percussão Grave Leste, da Escola Municipal Padre Francisco, seguido pela apresentação de cavaquinho de Du, agitaram os presentes, fazendo muita gente dançar. A despedida do Planeta Cidadania foi marcada pelo show do grupo Armatrux, conhecido por ser uma “banda” formada por bonecos de teatro, que arrancou olhares encantados das crianças.
 

A principal proposta do evento foi levar, através de atividades lúdicas e da arte, mensagens ligadas ao exercício da cidadania e de consciência ambiental. “O festival ajuda a criar uma visão diferenciada sobre os resíduos, pois a criança já cresce com o pensamento mais voltado para a questão ambiental”, afirmou Sílvia Pacheco, que acompanhava uma turma Escola Estadual Ondina Amaral Brandão, juntamente com se filho Daniel, de 6 anos, aluno do 1º ano da mesma escola.

 

Veja a galeria completa de fotos do Festival Cidadania, realizado no CMRR!

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200