Festival Lixo e Cidadania debate políticas públicas de resíduos sólidos urbanos

24/11/2011 14:27

 

O segundo dia do 10º Festival Lixo e Cidadania é dedicado ao debate das políticas públicas relacionadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos e as políticas sociais em vigor que beneficiam, direta ou indiretamente, os catadores de materiais recicláveis. Na plateia, participarão centenas de catadores de todo o país, além de pesquisadores, representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Os encontros acontecerão no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (rua Belém, 40, Esplanada) e têm entrada franca.

Veja a galeria completa de fotos do evento


Às 9h30, o jornalista Carlos Monforte coordena o debate "Política Nacional de Resíduos e a Logística Reversa", com o objetivo de esclarecer os impactos da nova legislação nas diversas esferas da sociedade. Participam a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; o promotor de Justiça e coordenador do Caoma/MP, Luciano Luz Badini Martins; o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho; o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro; e o representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável, Alexandre Cardoso.

Já no turno da tarde, a partir das 14h, o debate gira em torno da questão social. Com o tema "A Política de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e a Interface com a Política de Resíduos Sólidos Urbanos", os convidados para o debate são o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges; o promotor de Justiça e coordenador da Cimos/MP, Paulo Cesar Vicente de Lima; o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Jorge Nahas; o diretor de Assuntos Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca Neto; e a representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável, Maria Madalena Duarte. Coordenando o debate, a convidada é a jornalista Maria Inês Nassif.

Além do auditório para os debates, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos foi montada uma grande exposição de artes visuais, com peças criadas a partir de produtos retirados do lixo, e uma feira de produtos reciclados.

Sobre o Festival Lixo e Cidadania + Semana Mineira de Redução de Resíduos

Há uma década, Belo Horizonte realiza um dos maiores e mais importantes eventos para a discussão da coleta seletiva e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis no Brasil: o Festival Lixo e Cidadania. Da mesma forma, em parceria com a União Européia, Minas Gerais promove uma semana de conscientização da sociedade para a necessidade de se reduzir, reaproveitar e reciclar: a Semana Mineira de Redução de Resíduos.

Este ano, esses dois importantes eventos para a discussão da sustentabilidade acontecerão juntos, de 19 a 26 de novembro. Nesse período, todos os principais agentes do ciclo da coleta seletiva estarão mobilizados para discutir e trabalhar em favor do meio ambiente - catadores de materiais recicláveis, técnicos, estudantes, e, claro, cidadãos comuns que já possuem um olhar diferenciado não só para a questão dos resíduos sólidos, mas, principalmente, para o consumo.

O Festival Lixo e Cidadania/ Semana Mineira de Redução de Resíduos é uma realização do Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELC), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Social (Insea). Conta com a parceria do Sebrae, de ministérios do Governo Federal e de secretarias do Governo de Minas.


Fonte: Agência Minas

 

 

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200