Formação e inclusão social no CMRR

15/07/2011 16:28

Nessa quinta-feira (14), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) teve um dia de premiações e celebrações. No turno da manhã, aconteceu a premiação dos vencedores do concurso de desenhos nas escolas das unidades prisionais do estado de Minas Gerais. À tarde, jovens da vara de atos infracionais, que participaram do Programa Olé formaram-se no curso de inclusão digital (Telecentro). Durante a noite foi a vez dos alunos do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores (3RsPCs) serem congratulados.

 

Concurso de desenhos

 

A primeira solenidade do dia foi a premiação dos vencedores do concurso de desenhos, com a temática: “Consumo Consciente e Gestão de Resíduos”. Realizado através da parceria entre a Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social e a Fundação Estadual do Meio Ambiente, por meio do Programa AmbientAÇÃO. O concurso foi destinado a alunos regularmente matriculados nas escolas das unidades prisionais do estado, com o objetivo de incentivar a produção de ilustrações sobre consumo consciente e gestão de resíduos, além de despertar uma nova perspectiva sobre os temas propostos em seus diversos aspectos. 

 

Os 5 desenhos mais votados irão compor a capa dos blocos de rascunho confeccionados do papel recolhido para reutilização na CAMG pelo Programa AmbientAÇÃO - Educação Ambiental em Prédios Públicos de MG. Além de abranger os servidores, a parceria envolve detentos nesse processo de sensibilização e mobilização. Atualmente, um preso é responsável pelo recolhimento e triagem dos papéis para a confecção dos blocos da cidade administrativa e existem novos projetos para ampliação destas ações.

 

Telecentro

 

Os 17 alunos do 4º Curso do Programa Oportunidade Legal (Olé) reforçaram suas convicções acerca da necessidade e importância da inclusão social e digital para jovens. Desde 2009, o programa dá uma nova oportunidade a adolescentes atendidos pela Vara de Atos Infracionais de Belo Horizonte, promovendo a formação cidadã, a inclusão digital e a possibilidade de inserção no mercado formal de trabalho. 

 

A Prodabel ainda cedeu seis computadores ao projeto para serem entregues aos alunos que obtiveram 100% de freqüência. O evento ainda contou com a participação da Orquestra Jovem de Contagem, que encantou a platéia. O diretor executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Cido Gonçalves, afirmou que as premiações do dia eram um retrato da missão do CMRR. “Além de nos tornarmos referência na gestão de resíduos urbanos, através de ações como essas, estamos construindo uma referência de valorização da vida”, aponta.

 

Curso 3RsPCs

 

A formatura dos alunos do curso de qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores foi realizada à noite, entre maio e julho desse ano. Dos 36 formandos, 30 estiveram presentes. Durante as aulas, os estudantes aprenderam ações para a destinação social e ambientalmente correta dos resíduos eletroeletrônicos, dentro dos princípios da redução, reutilização e reciclagem de microcomputadores.

 

Cerca de 130 pessoas, entre alunos, familiares, parceiros e autoridades presenciaram a entrega do certificado aos estudantes. Representantes da Microsoft Brasil e do Instituto Crescer para Cidadania também prestigiaram o evento. Os alunos ainda prepararam mensagens aos colegas e ao público geral mostrando que essa vitória não é o final de uma jornada, é apenas o início dela citando, inclusive, o teatrólogo Bertold Brecht quando afirmou que “há homens que lutam por um dia, e esses são bons. Há homens que lutam por um ano, e esses são melhores. Há aqueles que lutam por muitos anos, e esses são muito bons. Porém há os que lutam por toda a vida: estes são imprescindíveis”.

 

As inscrições para a próxima turma do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores se serão abertas a partir da próxima semana. Mais informações no site do Comitê pela democratização da Informática (CDI): www.cdimg.org.br.

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200