Plano Nacional de Resíduos Sólidos é tema de Audiência Pública Extraordinária no CMRR

26/10/2011 16:10

 

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) recebeu durante a última terça e quarta-feira, dias 25 e 26 de outubro, a Audiência Pública Extraordinária: Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O evento contou com a participação de mais de 450 pessoas entre catadores de materiais recicláveis, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de estudantes e técnicos do setor de meio ambiente.

 

O objetivo do encontro foi envolver o público na elaboração do PNRS, esclarecendo sobre o projeto e estimulando a participação efetiva da sociedade em seu desenvolvimento. “É importante estar presente neste tipo de evento, pois além de ser uma forma democrática de formular a legislação ambiental, também nos ajuda a criar uma visão mais crítica sobre o assunto”, afirmou Juliana Gonçalves, estudante de Ciências Socioambientais.
 

A gestão de resíduos sólidos tem sido amplamente discutida no Brasil, de modo que a sociedade está cada vez mais presente na elaboração das leis relacionadas ao meio ambiente. A Audiência Pública realizada no CMRR atraiu pessoas de todo o estado, que se organizaram e deslocaram de suas respectivas cidades até a capital.
 

Nilton de Rosário é membro da Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba (Ascavap) e veio do município de Brumadinho especialmente para participar do encontro. “Os catadores de resíduos recicláveis contribuem bastante na gestão dos resíduos urbanos, por isso é extremamente importante a sua participação no momento de discutir a legislação existente para questões ambientais. Devemos fazer nosso papel para que as leis funcionem de fato”, defende.
 

A Audiência Pública sobre o PNRS reuniu cerca de 450 pessoas no CMRR, incluindo algumas autoridades conhecidas na área de meio ambiente. Alguns dos presentes eram Adriano Magalhães Chaves, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Nabil Georges Banduki, Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e José Cláudio Junqueira Ribeiro, Presidente da Fundação Estadual, além de Luiz Henrique da Silva, Representante da Comissão de articulação do Movimento Nacional dos Catadores.
 

Veja a galeria completa de fotos da Audiência Pública Extraordinária no CMRR
 

Saiba mais sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos acessando este link.

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200