![](https://f05261e340.cbaul-cdnwnd.com/17382532d7ad9e67ee1c40ecf451e109/200000003-37323382b6/topo_interna.jpg?ph=f05261e340)
3RsPCs
O Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos – é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI) na busca de soluções ambientalmente adequadas para a gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE).
Dentre as ações deste projeto estão:
-
Estimular a prática de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE), fomentar a formulação de uma política pública e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema e capacitar jovens e adultos com idade entre 16 e 29 anos para montagem, manutenção e recondicionamento de computadores, curso 3RsPCs.
Os alunos aprendem a trabalhar com hardware, com as noções sobre o meio ambiente e os riscos que esses resíduos podem representar a natureza. A qualificação inclui ainda um módulo de empregabilidade e empreendedorismo, o qual os alunos recebem uma preparação para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho. Já foram capacitados 252 alunos até julho de 2011.
- Instituição do Grupo de Trabalho que, a partir de dezembro de 2008, formula proposta de regulamentação para a gestão de REE a ser encaminhada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA;
- Lançado em junho de 2009, o Diagnóstico da Geração de Resíduos Eletroeletrônicos do Estado de Minas Gerais em parceria com a instituição suíça de pesquisa EMPA - Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research;
- Realização do Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências do setor.
- Novas ações do 3RsPCs em estruturação prevêem a implementação de projeto piloto para gerenciamento da recuperação de materiais utilizados na fabricação dos equipamentos eletroeletrônicos e, a capacitação de catadores de materiais recicláveis para o manuseio desses resíduos de forma a orientá-los no melhor manuseio sem riscos de contaminação e melhor aproveitamento econômico dos componentes desses resíduos.