Minas Sem Lixões
O Programa Minas sem Lixões promove ações de sensibilização e mobilização da comunidade, além de buscar estratégias para induzir a implantação de metodologias de segregação, coleta diferenciada, reuso, reaproveitamento e reciclagem de resíduos.
O objetivo é ampliar o retorno à cadeia produtiva dos recicláveis e da matéria orgânica descartada como resíduo. Em 2001, 19% da população foi atendida com tratamento e/ou disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos, e em 2009 este percentual foi de 50,2% da população urbana atendida por este programa.
Com o desenvolvimento do Programa, foi contabilizada, no período compreendido entre 2001 e 2008, a redução de quase de 45% do número de municípios que ainda utilizam os lixões como alternativa para o depósito de seus resíduos sólidos urbanos.
Também foi conferido um acréscimo acima de 100% na população urbana atendida por sistemas tecnicamente adequados de tratamento ou disposição final de RSU, devidamente regularizados ambientalmente junto ao COPAM e submetidos a monitoramento de operação.
Essa política passou a compor um dos 57 Projetos Estruturadores do governo de Minas e tem como metas até 2011:
- Viabilizar o atendimento de, no mínimo, 60% da população urbana do Estado com sistemas de tratamento ou destinação final adequados dos Resíduos Sólidos Urbanos– RSU;
- erradicar os lixões de pelo menos 80% dos 853 municípios mineiros.