CMRR recebe comitiva do Campo Grande em busca de referências na gestão de resíduos

20/10/2011 17:21

 

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos teve uma tarde bem movimentada na última quarta-feira, dia 19. Além das d iversas atividades do Planeta Cidadania, que reuniram cerca de 600 crianças , o CMRR também recebeu a visita de uma comitiva enviada de Campo Grande (MS).  O grupo veio a Belo Horizonte conhecer as iniciativas de gestão de resíduos sólidos implantadas na capital.
 

A primeira parada dos campo-grandenses durante a viagem de trabalho foi no CMRR. O grupo, formado por quatro funcionários da prefeitura de Campo Grande e três representantes de associações de catadores de resíduos recicláveis da cidade, passou a tarde no local, onde conversou com profissionais do CMRR sobre a políticas de reciclagem e descarte de resíduos na capital mineira. Após a reunião, a comitiva fez uma visita orientada às instalações do local, conhecendo diversos projetos, como o Arte na Saúde e Cozinha Experimental.
 

Denise Name, diretora do departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Campo Grande, observou a diversidade de atuação do CMRR, a destacando como uma importante estratégia para o avanço das políticas de gestão de resíduos.
 

"O programa não se restringe apenas a uma área específica. A iniciativa contempla projetos que vão desde a conscientização das questões ambientais até a aplicação destes princípios em oficinas práticas, engajando tanto os catadores e cooperativas quanto as comunidades locais", afirmou Name.
 

A proximidade do Centro Mineiro com os catadores de resíduos também chamou a atenção de Edna Chaves, secretária da Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis no Aterro Sanitário (Atmaras). "A maneira como as cooperativas estão próximas do CMRR é muito interessante, pois esse relacionamento facilita a capacitação dos catadores e, consequentemente, a geração de renda. Uma vez que este modelo funcionou por aqui, nossa intenção é levá-lo para Campo Grande", complementa.
 

O grupo deixa a capital mineira ainda nesta semana, levando daqui uma grande bagagem de conhecimento sobre como tem sido trabalhada a gestão de resíduos. A ideia é que a experiência adquirida na viagem à Belo Horizonte sirva como base para a implantação de políticas semelhantes em Campo Grande. 


Veja a galeira de fotos da visita

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200