Oficina estimula a sustentabilidade na cozinha

13/09/2011 17:10

 

Oficina estimula a sustentabilidade na cozinha

 

Quem passou pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) ontem, dia 13, certamente sentiu o cheiro de deliciosos pratos. O motivo foi a realização da oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, promovida através do projeto Cozinha Experimental. As oficinas aconteceram nos turnos da manhã e tarde, com carga horária de duas horas cada. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, distribuídas em duas turmas.

 

Natural da Nicarágua, Mencio Salvador participou da oficina, e pretende não perder tempo para colocar em prática o que aprendeu. “Muito do que vi hoje, antes não tinha nem ideia de que poderia ser feito. Passei a ver a cozinha com outros olhos, sempre vou buscar a diversificação durante o preparo dos alimentos. Cozinho para mim mesmo e essa experiência vai ampliar meu cardápio", conclui.

 

Quem estava presente teve a oportunidade de preparar pratos baseados em alimentos que normalmente não daríamos tanta importância. Ingredientes como casca de frutas e talo das folhas ganharam destaque. E ao final, a hora mais esperada: a degustação. Os participantes se deliciaram com bolo e pudim de casca de mexerica. Para acompanhar, o “suco verdinho”, preparado com talo de couve.

 

O CMRR, através do projeto Cozinha Experimental que é referência na orientação sobre consumo consciente e redução do desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos, atua como irradiadora de informações e multiplicadora de ações que envolvam adoção de melhores práticas para a gestão dos resíduos orgânicos.

 

Além da oficina realizada na última terça, está programada uma de Fabricação de Sabão Caseiro. Ela acontece na próxima quinta-feira, dia 15, com uma turma na parte da manhã, das 09h às 11h, e outra turma à tarde das 14h às 16h.

 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3465-1206.

 

Local: Av. Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte (esquina com a Av. Andradas)  

 

Pesquisar no site

Contato

CMRR Av. Belém, 40 - Esplanada
Belo Horizonte/MG
(31) 3465-1200